Vale a pena optar por um automóvel eléctrico?
Agora que os preços dos combustíveis dispararam de novo, a questão volta a ser oportuna: valerá a pena comprar um automóvel eléctrico? A esta pergunta há várias respostas, conforme o prisma por que se encare o problema.
Se, pelo contrário, tem uma utilização muito constante e controlada, sabe bem quantos quilómetros faz a cada dia, mais coisa menos coisa, então já será interessante fazer algumas contas. É certo que a opção por um automóvel eléctrico lhe irá limitar muito a viagem de férias, não só pela autonomia limitada mas pela falta de pontos de recarregamento das baterias: não só o plano original da rede pública não foi concluído, como os postos já instalados estão, fruto de um grande desinvestimento nos últimos anos, muito degradados e muitos deles fora de serviço…
Ainda assim, vejamos o que um automóvel eléctrico pode oferecer na utilização do dia-a-dia que aprenderá rapidamente a apreciar: uma suavidade de utilização e um silêncio que não encontrará em nenhum outro carro; uma aceleração ao acender do semáforo verde que chega a ser surpreendente; uma facilidade de uso muito agradável, já que todos os modelos têm simples caixas automáticas, em que só tem de escolher se quer andar para a frente ou para trás.
Aqui, convém chamar a atenção para uma das limitações óbvias dos automóveis eléctricos: se não tem garagem, a sua utilização torna-se bastante mais complexa, ficando dependente exclusivamente dos postos públicos…
Peguemos nos dois exemplos mais populares no nosso mercados, o Renault Zoe (23.980 €) e o Nissan Leaf (24.565 €), embora ambos com interessantíssimas ofertas promocionais que os deixam com preços muito competitivos. Ou seja, é de aproveitar o esforço que as marcas estão a fazer para promover a mobilidade eléctrica, com descontos… brutais: a Renault oferece 6750 €, sendo 4500 € da marca e 2250 € de incentivo ao abate de veículo com mais de 10 anos, o que baixa o preço do Zoe para 17.230 €; no caso da Nissan, o corte no preço faz com que o Leaf fique por 21.065 €.
Estamos, pois, a falar de valores muito interessantes, em especial por se tratar de automóveis já com níveis de equipamento muito razoáveis. Saiba, contudo, que aqueles valores não incluem as baterias dos carros que são alugadas, obrigando ao pagamento de 79 € por mês (em qualquer dos casos), verba que já tem de entrar para os cálculos da utilização diária.
Claro que é preciso contar com os 79 € mensais do aluguer das baterias, mas isso não chega a dois depósitos de gasóleo de um pequeno familiar… Além de que o carro eléctrico não paga Imposto Único de Circulação e, em Lisboa, comprando anualmente o selo verde à Emel (12 €) pode estacionar onde quiser sem pagar!
São, de facto, muitas as vantagens de um automóvel eléctrico, a que se juntam a menor manutenção – há muito menos peças mecânicas e os travões quase não sofrem desgaste – e o maior conforto e facilidade de utilização. Assim a sua vida se coadune com a autonomia ainda limitada deste tipo de veículos e possa dispor de uma garagem onde o carregar a cada noite. Mas verá que é um mundo novo que se abre!